🖋️ Assinatura Digital Biométrica: Transformando a forma como validamos documentos no mundo digital! 🌐

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma inovação revolucionária que está mudando a maneira como validamos documentos no mundo digital: a Assinatura Digital Biométrica realizada em tablets ou pads de assinatura.

A transição para o ambiente digital trouxe inúmeras vantagens, mas também apresentou desafios na autenticação de documentos e contratos. Felizmente, a tecnologia tem nos proporcionado soluções eficientes e seguras, e a Assinatura Digital Biométrica é uma delas.

Mas afinal, como funciona?

A Assinatura Digital Biométrica é um processo que combina elementos da biometria e da tecnologia de assinatura eletrônica para validar a autenticidade e a integridade de um documento assinado. Utilizando um tablet ou pad de assinatura, é possível capturar os traços únicos e distintivos da assinatura de uma pessoa, transformando-os em um formato digital seguro.

Aqui estão os principais pontos-chave dessa tecnologia:

  1. Segurança aprimorada: A Assinatura Digital Biométrica oferece um nível mais elevado de segurança, uma vez que captura e armazena não apenas a imagem da assinatura, mas também informações biométricas como pressão, velocidade e ângulo do traço. Esses dados são únicos para cada indivíduo, tornando a falsificação praticamente impossível.
  2. Integridade e validade jurídica: A assinatura digital biométrica é reconhecida legalmente em muitos países e possui validade jurídica e é regulamentada pela Lei nº 14.063 de 2020 como Assinatura Eletrônica Avançada. Ela permite a autenticação de documentos de forma rápida e eficiente, eliminando a necessidade de imprimir, assinar à mão e digitalizar novamente.
  3. Experiência do usuário aprimorada: Ao adotar a Assinatura Digital Biométrica, empresas e indivíduos podem desfrutar de uma experiência mais ágil e conveniente. A assinatura pode ser realizada de forma simples e intuitiva diretamente em um tablet ou pad de assinatura, eliminando a necessidade de imprimir e assinar documentos físicos.
  4. Rastreabilidade e auditoria: Todos os dados capturados durante o processo de Assinatura Digital Biométrica são registrados e armazenados com segurança, dentro do próprio documento (arquivo PDF). Isso permite a peritagem das assinaturas, facilitando auditorias e demonstrações de conformidade em casos legais ou regulatórios.

A adoção da Assinatura Digital Biométrica em tablets ou pads de assinatura tem sido cada vez mais comum em setores como finanças, saúde, jurídico e governamental. Quem renovou recentemente seu RG ou CNH já assinou num pad com esta tecnologia e nem percebeu.

Estamos diante de uma transformação significativa, que facilita negociações comerciais, acelera processos e contribui para a redução de custos e desperdício de papel.

Se você ainda não conhecia essa solução, convido você a explorar as possibilidades que a Assinatura Digital Biométrica em tablets ou pads de assinatura pode oferecer. Juntos, estamos moldando um futuro mais eficiente. Conte conosco!