Manter a segurança dos dados nos dias de hoje tem sido um dos grandes desafios, principalmente com o avanço cada vez maior da internet e de outras tecnologias. Dessa forma, o acesso via senha já não é uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança tão desejada. É exatamente por isso que uma nova realidade vem crescendo em meio ao mercado, a senha por assinatura biométrica

Já é um consenso que o controle de acesso a dados, informações e sistemas não pode mais depender das senhas decoradas. Estas, mesmo sendo raramente bem elaboradas e complexas, estão sempre sujeitas às vulnerabilidades intrínsecas do usuário (lista, data de aniversário, anotações etc.). 

Além disso, existe também o fato de que um mesmo indivíduo geralmente utiliza a mesma combinação em uma infinidade de sites e aplicativos. Assim, uma vez que a senha é descoberta em algum ponto, ela fica desprotegidas em diversos outros. 

Levando esses problemas em consideração, a senha por assinatura digital biométrica tem como principal objetivo mudar alguns critérios e, com isso, permitir que os usuários tenham os seus dados protegidos de fato. A grande expectativa é que ela se torne a nova tendência da segurança da informação. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

Morte da senha

a morte da senha assinatura biométrica

Para entender melhor o problema da fragilidade da senha, pare para pensar um pouco na senha do seu cartão de crédito ou débito. Por que você optou por esses números? É uma parte do seu número de telefone? É a data do seu aniversário? Eles estão relacionados a alguma outra coisa? Geralmente, as pessoas preferem colocar senhas desse tipo para não se esquecerem depois, no entanto não imaginam que seus dados ficam bastante vulneráveis nesses casos. 

Além disso, mesmo aquelas combinações mais complexas não são tão seguras, ainda mais levando em consideração o fato de que algumas vezes, também para não esquecer, o usuário acaba anotando todas as suas senhas em um bloco de notas ou em algo parecido. 

Dessa forma, esse método de autenticação possui várias lacunas abertas e por isso não pode ser considerado como 100% confiável, muito pelo contrário. 

É por isso, por exemplo, que de um tempo para cá a expressão “morte da senha” começou a ser bastante utilizada, justamente com a finalidade de eliminar de vez a dependência que existe atualmente em métodos de segurança que acabam expondo demais as informações. 


Cenário atual da autenticação sem senha

Uma das formas de combater as falhas e lacunas causadas pelas senhas tradicionais, está na Autenticação de Acesso Multifator (ou MFA, em inglês). O MFA nada mais é do que um arranjo de segurança a partir do qual é solicitado ao usuário pelo menos mais um elemento de comprovação da sua identidade. 

Nos dias de hoje, por exemplo, já é bastante comum a utilização do OTP (One-Time Pin) que é quando, além da senha, o usuário precisa dispor de um dispositivo móvel reconhecido para uma dupla autenticação via SMS, voz, aplicativos especializados, scanners de impressões digitais ou até mesmo reconhecimento facial. 

Como é possível perceber então, a autenticação sem senha já é uma realidade e uma tendência em processo de rápida consolidação. 

Não é por acaso que grande parte dos novos smartphones já conta com leitores de impressões digitais integrados aos aparelhos. Além disso, até mesmo os caixas eletrônicos de alguns bancos estão com essa tecnologia. Isso apenas mostra que a senha será deixada de lado em um futuro próximo. 

Benefícios da senha por assinatura biométrica (“tinta digital”)

senha por assinatura biométrica

Uma das formas mais eficazes para substituir as senhas tradicionais é a senha por assinatura biométrica. Já ouviu falar sobre ela? Com a tecnologia disponível atualmente, já é possível transformar as assinaturas, por exemplo, em um grande ponto de reconhecimento biométrico. Afinal de contas, além do grafismo, ou seja, do desenho da assinatura, dá para coletar dados de aceleração, pressão, movimento, ritmo e velocidade. 

Por mais que a segurança da informação seja um dos principais benefícios trazidos pela senha por assinatura biométrica, confira a seguir outras vantagens importantes de adotar esse tipo de autenticação: 

1. Agilidade 

A senha por assinatura biométrica é capaz de permitir uma maior agilidade em diferentes tipos de processos, tornando tudo muito mais eficiente e possibilitando uma grande economia de tempo. 

2. Redução de custos

A redução de custos é outro benefício que a senha por assinatura biométrica pode trazer, ainda mais quando é necessário assinar contratos ou outros tipos de documentos. Isso porque por meio dela não será preciso gastar com impressões. Tudo pode ser enviado e recebido de forma online sem nenhum problema. 

3. Sustentabilidade

Já imaginou o quanto seria positivo para a imagem do seu negócio, em termos de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, oferecer a possibilidade da assinatura biométrica? Isso, é claro, além de mostrar que a empresa está sempre se inovando e utilizando a tecnologia a favor dos usuários. 

4. Praticidade

Com a senha por assinatura biométrica, uma pessoa consegue digitar um documento ou acessar algum dispositivo, por exemplo, a qualquer hora e de qualquer lugar, apenas estando conectada à internet. Tudo isso de maneira segura e sem precisar se preocupar com a vulnerabilidade dos dados. 

5. Segurança

Por fim, simplesmente não tem como não falar de segurança quando o assunto é senha por assinatura biométrica. Essa é uma das melhores formas de garantir a segurança da informação e de manter os dados dos usuários em sigilo, sem nenhum dos problemas referentes ao uso de senhas tradicionais que foram mencionados acima. 

Não é à toa, portanto, que uma das principais substitutas da senha tradicional é a senha por assinatura biométrica. Os benefícios que esse tipo de autenticação pode trazer em diferentes setores e áreas são realmente muito importantes, ainda mais considerando que a segurança dos dados e das informações das pessoas estão em jogo. 

O que achou da senha por assinatura biométrica? Caso tenha ficado interessado, conheça agora mesmo o See Sign, um sistema de assinatura digital que irá facilitar o dia a dia da sua organização, otimizando tempo e dinheiro. Para saber mais, é só entrar em contato que teremos o maior prazer em te explicar como tudo funciona.