Na era digital cada vez as senhas estão sendo deixadas de lado em prol de novos métodos de autenticação.

A senha foi desenvolvida em meados da década de 1960 e se baseia na combinação de números, letras e caracteres que deve ser memorizada pelo usuário para ter acesso a determinado sistema. Atualmente, devido a quantidade de acessos que exigem senhas, as pessoas costumam anotá-las em qualquer lugar, o que diminui a sua segurança.

Não raro, as senhas passaram a ser associadas a outros mecanismos que buscam aumentar ainda mais sua complexidade.

As mudanças tecnológicas trouxeram consigo a necessidade de mais segurança. Nesse contexto, estão métodos como biometria, reconhecimento facial, autenticação em 2 passos (usando um celular) e assinatura biométrica. A certificação digital é um avanço, mas depende de senha…

Além de segurança, busca-se também a conveniência, ou seja, ninguém quer ter uma dificuldade extrema para acessar um dispositivo ou realizar um trâmite de forma segura.

O uso de assinatura biométrica, permite que o usuário seja identificado devido as características únicas de sua assinatura (velocidade, aceleração, movimento, grafismo e sequência durante a escrita) tornando as senhas dispensáveis. Este método garante ainda mais segurança do que as velhas e conhecidas senhas. Nossa aplicação SeeSign possui a tecnologia de captação dos dados biométricos dos pacientes, corpo clínico e equipe assistencial através de uma tecnologia de ressonância magnética existente entre a tela sensível do Tablet ou PAD e a caneta S Pen.