Os certificados digitais são um meio de garantir autenticidade, integridade e legalidade de um documento.  Com eles, qualquer alteração ou adulteração é identificada e invalida o documento.

Atualmente nos hospitais onde existem documentos que recebem assinatura digital e devem ser certificados, utiliza-se o e-CPF de cada profissional, que nada mais é do que uma identidade digital da Pessoa Física nos meios eletrônicos com validade jurídica que serve para a proteção em transações eletrônicas.

O ponto fraco, por assim dizer do e-CPF seria justamente o acesso ser feito a partir de senhas e também o custo elevado de manter essa certificação. Pensando nisso, cada vez mais empresas estão aderindo a outros métodos de autenticação, já que a senha pode ser usada por outra pessoa que saiba a combinação de letras/ números

Utilizando a certificação através do e-CNPJ do Hospital (a1), que é instalada diretamente no computador e não depende do uso de cartões e tokens, juntamente com a assinatura biométrica os documentos possuem a garantia de que não foram alterados, já que é possível visualizar as alterações feitas pelo e-CNPJ e há ainda a validação de quem realmente assinou o documento, sendo impossível qualquer tipo de fraude.

Por isso, visando a validade e integridade do documento, a tendência é que cada vez mais o e-CNPJ das instituições seja usado no lugar do e-CPF do profissional.

Nossa aplicação SeeSign possui a tecnologia de captação dos dados biométricos dos pacientes, corpo clínico e equipe assistencial através de uma tecnologia de ressonância magnética existente entre a tela sensível do Tablet ou PAD e a caneta S Pen.

O tablet ou pad onde a assinatura é feita possui tela sensível que permite a mobilidade, podendo chegar em qualquer lugar. Os dispositivos são pequenos e de fácil manuseio, podendo ser levados para qualquer lugar, além de não precisa de integração com sistema e funcionar como uma espécie drive móvel.