A certificação digital é uma forma de garantir autenticidade, integridade e legalidade ao documento. Após a certificação de um documento, qualquer alteração ou adulteração será identificada facilmente, invalidando o documento.

O ponto fraco desta tecnologia é justamente a autenticação do usuário, que é feita por meio de uma senha.

Pensando em sanar esse déficit, a assinatura digital biométrica vem para garantir autenticidade e a identidade do usuário. Através da tecnologia é possível medir as características biométricas de cada pessoa durante a assinatura, registrando velocidade, aceleração, ritmo, pressão, movimento, grafismo e sequência.  Dessa forma, torna-se impossível qualquer tipo de fraude.

Aliar as características da assinatura biométrica com a segurança do certificado digital cria um “casamento” perfeito.

A assinatura biométrica atesta quem assinou e a certificação digital garante que o documento não foi adulterado. Portanto, O casamento dessas duas tecnologias assegura que não haja adulterações nas informações coletadas e aumenta mais ainda a segurança

A junção da assinatura biométrica e a certificação digital inicia a tendência em usar o e-CNPJ da empresa/instituição em substituição ao e-CPF do profissional, reduzindo drasticamente o custo com certificações dos profissionais, sem perdas na autenticidade, integridade e legalidade dos documentos.